Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Saiba mais sobre Quocientes Eleitoral e Partidário e as Sobras

    Conheça como é que se chega a quantidade de eleitos por partido ou coligação para cargos proporcionais : QUOCIENTE ELEITORAL Para se obter o quociente eleitoral divide-se o número de votos válidos recebidos pelo número de vagas a preencher na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados. Entende-se como votos válidos aqueles dados à legenda partidária ou ao candidato, excluindo-se, portanto, os votos em branco e os nulos (art. 106, do Código Eleitoral c/c art. , da Lei nº 9.504/97). A fórmula é a seguinte : Quociente Eleitoral = Votos Válidos DIVIDIDO POR Número de vagas Vale lembrar que é preciso desprezar a fração se igual ou inferior a meio e será equivalente a 1 se superior.

    QUOCIENTE PARTIDÁRIO Em relação a este item, calcula-se dividindo-se o número de votos obtidos pelo partido ou coligação pelo quociente eleitoral. Neste caso, despreza-se a fração (art. 107, do Código Eleitoral). A fórmula é a seguinte : Quociente Partidário = Número de votos do Partido ou Coligação DIVIDIDO POR Quociente Eleitoral Quando se chega ao quociente partidário é possível saber quantas vagas cada legenda ou coligação terá após a apuração. Se ocorrer sobra de número de cadeiras, novo cálculo deverá ser efetuado para se ter certeza sobre qual agremiação partidária ou coligação assumirá a vaga ou as vagas restantes. SOBRAS Este cálculo é feito desta maneira : Divide-se o quociente partidário – parte inteira ou fracionária – pelo número de vagas conseguidas + 1. Sobras = Quociente Partidário de cada partido ou coligação DIVIDIDO POR Nº de vagas obtidas + 1 Exemplificando : A coligação X alcançou 5,5 quocientes, já tem 5 vagas garantidas, divide-se 5,5 por 6 (6 seria o número de vagas pretendidas) = 0,91666. Repete-se a operação para todos os partidos que atingiram o quociente eleitoral. Ganhará a primeira vaga da sobra aquele partido ou coligação que obtiver a maior fração. Caso haja outras sobras de vagas, a operação será repetida para cada uma delas, ganhando sempre aquela agremiação partidária ou coligação que obtiver a maior fração. A Justiça Eleitoral possui um sistema que realiza tanto os cálculos dos quocientes eleitoral e partidário quanto das sobras automaticamente após a totalização dos votos.

    • Publicações3199
    • Seguidores284388
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saiba-mais-sobre-quocientes-eleitoral-e-partidario-e-as-sobras/2392545

    Informações relacionadas

    Layne Barbosa, Advogado
    Artigoshá 4 meses

    Eleições municipais 2024: Entenda o cálculo que define os eleitos para vereador

    Barbosa Bezerra Lima Advocacia, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Mínimo de candidaturas por gênero (cotas femininas?): [tabela de cálculo]

    Saiba como calcular os quocientes eleitoral e partidário nas Eleições

    Barbosa Bezerra Lima Advocacia, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Como calcular os votos para eleição de vereador 2020

    Tribunal Superior Eleitoral
    Notíciashá 14 anos

    Entenda como é calculado o quociente eleitoral

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    São informações extremamente importante para cadê leitor que deseja saber sobre o mundo eleitoral. continuar lendo