Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cartórios Eleitorais disponibilizam lista com o nome dos eleitores que podem ter o título cancelado

    Segundo dados estatísticos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mais de 1.472.174 eleitores brasileiros, que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições, podem ter o seu título cancelado.

    Uma lista, com o nome dos eleitores que se encontram nesta situação, pode ser consultada no site do TSE: (www.tse.jus.br), na opção “Serviços ao eleitor”, ou nos próprios cartórios eleitorais do Rio Grande do Norte. Quem preferir, ainda pode ligar para os cartórios e falar com um dos servidores da Justiça Eleitoral. Os telefones dos cartórios estão disponíveis no site: www.tre-rn.gov.br

    De acordo com o TRE-RN, mais de 15.650 títulos eleitorais estão passíveis ao cancelamento no RN. Apenas na Capital, 6.262 títulos estão sujeitos ao cancelamento. O eleitor que quiser regularizar a sua situação perante a Justiça Eleitoral tem até o dia 14 de abril para comparecer ao cartório eleitoral mais próximo.

    Consequências

    O eleitor que tiver o documento cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

    A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

    Os eleitores que detém a prerrogativa constitucional do voto facultativo não precisam submeter-se às regras. São eles: os analfabetos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos. Também não estão sujeitos ao cancelamento os títulos dos eleitores portadores de deficiência que impeça o cumprimento das obrigações eleitorais.

    • Publicações3199
    • Seguidores284390
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1367
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cartorios-eleitorais-disponibilizam-lista-com-o-nome-dos-eleitores-que-podem-ter-o-titulo-cancelado/2565920

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)