Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Manual de Planejamento e Gestão Orçamentária é entregue à Direçao-Geral

    Nesta última semana, a Secretária de Administração e Orçamento (SÃO) deste Tribunal, Yvette Guerreiro, enviou à Diretoria-Geral, para aprovação e posterior publicação, o Manual de Planejamento e Gestão Orçamentária do TRE-RN, resultado da modelagem do respectivo processo de trabalho, abrangendo um conjunto de 04 fases e cerca de 30 atividades que devem ser realizadas por diversas unidades do órgão, de forma a garantir efetividade na execução do orçamento destinado ao Tribunal.

    Durante 60 dias, a equipe de trabalho composta por representantes das áreas orçamentária, planejamento e de tecnologia da informação e comunicação, desenhou o fluxo do processo de planejamento e gestão do orçamento do Tribunal, agrupando as atividades nas fases Levantamento de Necessidades, Elaboração da Proposta Orçamentária, Adequação da Proposta Orçamentária e Acompanhamento e Controle/Encerramento, relativas ao ciclo orçamentário do ano ordinário. No que se refere ao planejamento e gestão do orçamento destinado a pleitos eleitorais, foi proposta à Diretoria-Geral a elaboração de Manual diverso, e, caso acatada, poderá ser desenvolvido, posteriormente, pela mesma equipe de trabalho.

    Para a confecção do referido instrumento, foi utilizada a ferramenta de software livre Bizagi Modeler, o modelo de trabalho desenvolvido pelo Grupo Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça Eleitoral (GovTIC – JE), as experiências dos servidores da área orçamentária e de TIC do Tribunal, a legislação vigente e as recomendações oriundas dos órgãos de controle externo.

    O modelo proposto pelo grupo integra as demandas que envolvem as áreas de orçamento e de TIC, devidamente alinhadas aos planos estratégicos do Tribunal, incluindo a atuação periódica dos Comitês Gestor Orçamentário e Diretivo de TIC (COGEO e CDTIC, respectivamente), objetivando possibilitar padronização e integração das ações e investimentos necessários ao alcance dos objetivos institucionais e da tão almejada eficiência administrativa, como princípio constitucional e dever do agente público.

    Fonte: Secretaria de Administração e Orçamento

    • Publicações3199
    • Seguidores284388
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/manual-de-planejamento-e-gestao-orcamentaria-e-entregue-a-direcao-geral/192064585

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)