Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Acontece o VI Encontro do Grupo Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação

    De 27 a 29 de maio, está acontecendo em Recife-PE, VI Encontro do Grupo de Trabalho Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça Eleitoral (GT GovTIC – JE), em Recife/PE, no qual serão elaborados, apresentados e validados diversos instrumentos de governança e gestão que podem ser adotados em todos os regionais, a exemplo de modelos dos processos de trabalho de gerenciamento de serviços de TIC (requisições, incidentes, configurações e mudanças), plano de classificação da informação, estudo sobre ferramentas de governança e gestão de TIC, bem como das etapas de construção da metodologia de Gestão de Projetos de TIC.

    Ainda, durante o Encontro, será exposto e debatido o resultado da avaliação recentemente realizada pelo próprio grupo, junto às Secretarias de Tecnologia da Informação dos Regionais, sobre a efetividade da atuação desta equipe perante a Justiça Eleitoral e proferidas palestras sobre a Implementação do COBIT5, Base de Conhecimento de TIC (necessária ao funcionamento de Centrais de Serviços) e Processo de Desenvolvimento de Software, com a entrega de certificados aos participantes.

    O referido GT foi instituído por meio da Portaria nº 490/2013 – DG/TSE, é coordenado pelo TRE/RN (por meio da servidora Paulinéa Araújo), e vem se reunindo desde novembro/2013 e produzindo diversos modelos de trabalho na área de governança e gestão de TIC, tomando-se por base as recomendações oriundas dos órgãos de controle externo e as boas práticas preconizadas pelos guias internacionais COBIT e ITIL. Além do Rio Grande do Norte e TSE, integram este grupo mais 14 regionais (Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Tocantins).

    Segundo a coordenadora do Grupo, Paulinéa Araújo, “não obstante a dimensão estratégica e a significativa complexidade da gestão da área de tecnologia da informação e comunicação, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe é prazeroso, uma vez que, a cada encontro, são disponibilizados instrumentos de planejamento e gestão de TIC, no Canal do Conhecimento da STI/TSE, na intranet, baseados no COBIT e na ITIL, denotando a preocupação da Justiça Eleitoral em alcançar a maturidade buscada pelos órgãos de controle externo, em suas auditorias e fiscalizações”.

    Para o titular da STIC, Marcos Maia, “a área de informática vem sendo amplamente fiscalizada desde 2008 (pelo TCU) por demandar um volume significativo de recursos públicos (em equipamentos, serviços, capacitação), os quais devem ser investidos em demandas que produzam benefícios para o cidadão. Para se garantir essa efetividade, é necessário um esforço significativo dos órgãos em matéria de planejamento e gestão, passando, necessariamente, pela atuação permanente de estruturas de governança (comitês), pela instituição de políticas e normas, pelo estabelecimento de uma gestão voltada para riscos, pela modelagem de processos de trabalho e, principalmente, dando transparência para todos os envolvidos, em especial, a sociedade”.

    Fonte: Gabinete/STIC

    • Publicações3199
    • Seguidores284388
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acontece-o-vi-encontro-do-grupo-governanca-de-tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/192064581

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)