Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Campanha “Novembro Azul” orienta servidores e magistrados sobre o câncer de próstata

    O movimento internacional conhecido como Novembro Azul é comemorado em todo o mundo e o TRE-RN através dos seus gestores e a secretaria de gestão de pessoas, a exemplo do Outubro Rosa, está desenvolvendo várias ações que chamem a a tenção de seus servidores, magistrados, visitantes e esses, por sua vez, sejam multiplicadores nos espaços nos quais atuam.

    Na tarde desta quarta-feira (19) o pleno do TRE-RN lotou de servidores que escutaram atentamente a palestra do médico André Siqueira Abrantes, cirurgião geral e urologista que falou de forma clara e direta sobre o câncer de próstata e suas conseqüências, e a importância da prevenção.

    Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pelé não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

    No Rio Grande do Norte a previsão do INCA é de 55 casos para cada 100 mil habitantes. Para André Siqueirqa existem três razões para falarmos do câncer de próstata e chamarmos a atenção da população para o assunto: “ser um dos cânceres mais comuns entre os homens, ser assintomático, no seu início não existem sintomas e o preconceito ainda existente”, afirma o urologista.

    Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pelé não melanoma. Hoje, ele é o sexto mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, o que representa cerca de 10% do total de cânceres. Apenas esse ano, o INCA estima-se que 60.180 novos casos sejam diagnosticados.

    A doença ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar dessa forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames específicos indicados pelo médico, a partir dos 45 anos. Já entre outros. Homens que possuem histórico familiar da doença devem avisar seu médico.

    O diagnóstico precoce é hoje a arma mais importante. Quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são muito mais altas. No Brasil, a doença é responsável por 6% do total de óbitos de homens e, 2010, fez 12.778 vítimas.

    Fazer os exames solicitados pelo médico no check up de rotina é uma das formas de prevenção da doença. A Sociedade Americana de Urologia recomenda que o exame de sangue para a dosagem do antígeno prostático específico (PSA) seja realizado anualmente por homens a partir dos 45 anos. Além dele, também é importante o exame da próstata.

    - Quais os sintomas que podem indicar possíveis alterações na próstata?

    O câncer de próstata não costuma causar sintomas na fase inicial. Portanto, torna-se importante a consulta rotineira ao urologista, com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce da doença, por meio do PSA e do toque retal.

    - Pacientes com histórico familiar de câncer de próstata tem maior risco?

    Quando existem na família parentes em primeiro grau com câncer de próstata, a chance de apresentar a doença é de duas a cinco vezes, dependendo da idade em que foi diagnosticado no parente e no número de membros que apresentaram o câncer.

    - O exame de sangue pode substituir o exame da próstata?

    O PSA é sim a melhor ferramenta para o diagnóstico do câncer de próstata, mas o exame de toque não o substitui. A maioria dos casos de câncer de próstata é diagnosticada por meio do PSA. Em muitos casos, porém, o resultado do exame não mostra muita elevação e percepção de um nódulo pode orientar a realização de uma biópsia da próstata.

    (contribuição INCA)

    • Publicações3199
    • Seguidores284389
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/campanha-novembro-azul-orienta-servidores-e-magistrados-sobre-o-cancer-de-prostata/153391885

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)