Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Apresentado o funcionamento da votação paralela

    Na manhã desta quarta-feira (10), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, foi apresentada à imprensa e aos partidos políticos o funcionamento da votação paralela, estratégia que tem por fim a verificação do funcionamento das urnas eletrônica sob condições normais de uso.

    O objetivo primordial é a transparência, mostrando à sociedade que a votação através da urna eletrônica é totalmente confiável, ou seja, que o resultado emitido, através do boletim de urna (BU), corresponde exatamente aos votos digitados na urna eletrônica.

    Os procedimentos de auditoria da urna eletrônica, feitos por amostragem, são realizados desde o ano de 2002, nos regionais de cada unidade da Federação, no mesmo dia e horário da votação oficial, acompanhados por auditores que fiscalizam todas as atividades desenvolvidas.

    Na manhã da véspera da eleição, são sorteadas 2 (duas) urnas eletrônicas, dentre todas as seções do Estado, sendo uma da capital e outra do interior. O sorteio ocorre em local previamente divulgado na imprensa, a partir das 9 horas, em cerimônia aberta a qualquer interessado. No TRE-RN o sorteio realizar-se-á no plenário do Tribunal.

    Após o sorteio a Comissão de Votação Paralela desloca-se, em viatura da Polícia Rodoviária Federal, para a zona eleitoral sorteada, a fim de recolher a urna eletrônica sorteada.

    No dia da eleição, em cada urna eletrônica sorteada será feita uma votação idêntica à oficial, utilizando-se cédulas de papel previamente preenchidas por representantes de partidos políticos e alunos de escolas da rede pública de Natal.

    As mesmas cédulas são utilizadas para inserir votos em um sistema disponibilizado pelo TSE, o Sistema de Auditoria e Votação Paralela (SAVP).

    Os candidatos não são fictícios, são candidatos registrados que concorrerão à eleição oficial, já que a urna eletrônica é a mesma que seria utilizada na eleição, no entanto, os votos inseridos nessas urnas não são contabilizados na apuração oficial.

    O propósito final da auditoria é verificar a correspondência entre os votos digitados na urna, através dos boletins, e aqueles digitados no sistema.

    Participaram da apresentação os membros da Comissão de Votação Paralela, sob a presidência da juíza Maria Neíze de Andrade Fernandes, o representante do Ministério Público Federal, Rodrigo Telles de Souza, além do presidente do TRE-RN, desembargador Virgílio Macedo Júnior, e a equipe de apoio à comissão, composta por servidores da Casa, além de representantes do Democratas e do Partido Verde.

    Maiores informações ou dúvidas acerca dos trabalhos da Comissão de Votação Paralela poderão ser obtidas através do endereço eletrônico votacaoparalela@tre-rn.jus.br

    Fonte: CRE-RN

    • Publicações3199
    • Seguidores284391
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apresentado-o-funcionamento-da-votacao-paralela/138664247

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)